top of page

Ponto de Fervura” acompanha, através dos anos, a cientista da Universidade de Oxford e especialista em fogo e mudanças climáticas na Amazônia Érika Berenguer, PhD, com clímax nos megaincêndios de 2023

logo fervura fdo preto.png
Captura de Tela 2024-06-10 às 10_edited.jpg

Desde 2021, o jornalista e documentarista André Muggiatti tem documentado o trabalho de Érika Berenguer, uma das maiores especialistas mundiais em incêndios na Amazônia.  

Através do trabalho de Érika e de depoimentos de outros cientista e ativistas, traremos as origens e consequências dos incêndios na Amazônia pelo ponto de vista da ciência.

“Ponto de Fervura” acompanha a preparação de Érika para os incêndios de 2023 e traz imagens dramáticas registradas com exclusividade pela equipe de Érika, enquanto media a velocidade de propagação e a intensidade das chamas, durante o incêndio.

 

O filme também investiga as outras origens do desmatamento na região da BR-163, no Alto Tapajós - Pará e busca no passado as origens do problema, com um mergulho em registros históricos realizados pela Ditadura Militar.

Na narrativa da história de Érika, contextualizada pelos arquivos históricos da ditadura, abordaremos o processo de colonização e expansão da fronteira de destruição da Amazônia, suas causas, consequências, e seu estado atual. As entrevistas com outros cientistas e personagens serão usadas para enriquecer os detalhes.

Diante da complexidade dos problemas abordados e de sua origem histórica, o título do documentário remete à pergunta que conduz a história. Teremos passado do ponto de fervura, aquele em que comprometemos definitivamente a saúde da floresta a para o qual não haveria retorno? Quando o desmatamento parar, quanto terá sobrado?

Captura de Tela 2024-02-16 às 16.17.38.png
Captura de Tela 2024-02-16 às 16.23.47.png
bottom of page